terça-feira, 28 de abril de 2009

Lançamento CD/DVD de Rivers Cuomo

É hoje galera ! Conforme prometido, hoje é a data oficial do lançamento do DVD Ao vivo de Rivers Cuomo (Weezers) entitulado "Not Alone - Rivers Cuomo & Friends Live at Fingerprints" , o DVD conterá 12 faixas e o CD 6 faixas . A idéia começou a tomar forma em uma jam session que Rivers fez na Fingerprints (uma loja de discos em Long Beach, Califórnia); o evento foi a comemoração do lançamento de "Alone II - The Home Recordings Of Rivers Cuomo" em 25 de Novembro de 2008. Tudo começou com um post de Rivers em seu site convidando os fãs a tocarem com ele músicas escolhidas por eles mesmos, foram escolhidos 150 "amigos" que nunca ensaiaram ou tocaram juntos antes. É tudo um mistério só: como será o som? que tipo de músicos são esses?que músicas tocarão? que instrumentos? e tudo se resume em uma grande experiência, como afirmou Rivers "eu acho que ter todas essas variáveis desconhecidas torna isto muito excitante e estimulante para mim". Não é a toa que a meditação anual de Rivers passou de 10 dias para 45 !

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bob Dylan : novo livro

O biógrafo de Dylan, Clinton Heylin, já o citou como sendo “o mais importante cânone do rock”, atingiu como nenhum outro representante da cultura popular os currículos dos departamentos de letras e literatura das faculdades e universidades. Jack White (White Stripes) declarou a revista Rolling Stones em 2006 “eu tive três pais: meu pai biológico, Deus e Bob Dylan”. Embora nunca se considerou um poeta, Dylan não deixou de contribuir significativamente enquanto artista literário destacando sua sensibilidade, ironia e retórica política entre outras tantas riquezas de suas músicas. O livro abre com uma cronologia da vida de Dylan (os fãs sabem o quanto pode ser difícil esclarecer esse aspecto), a seguir a primeira parte do livro reúne nove capítulos que tratam da contribuição e da influência de Dylan, destacando a construção política do conjunto de sua obra abordando desde a influência folk em “Blowin’ in the Wind” atingindo também letras de combativas à guerra e à indústria militar como em “Masters of War”. O estilo imaginativo e inovador de Dylan é detalhadamente analisado na segunda parte do livro que em oito capítulos discorre sobre os álbuns do cantor. Vale destacar que haverá palestra do editor do livro, Kevin Dettmar, neste dia 29 de Abril as 19hs no Museu e Hall da Fama do Rock and Roll seguido de uma sessão de autógrafos.

Blues : o pai do rock

É galerinha, quem gosta de rock deve pagar respeito ao bom e velho blues! O termo "rock'n'roll" foi criado pelo DJ Moondog (Albert James Freed 1921-1965). A expressão "rocking and rolling" é uma gíria usada pelos negros americanos para "dançar" ou "sexo" e aparece pela primeira vez em uma gravação em 1922 na música "My Man Rocks Me With One Steady Roll" de uma cantora americana de blues chamada Trixie Smith (1895-1943). As suas origens são do final da década de 40 e início da de 50, trazendo elementos do gospel, da folk music e do blues. No Brasil o começo do rock'n'roll se deu com uma interpretação de Nora Nei (1922-2003) de "Rock Around the Clock" (sim, pra variar começamos com um cover em inglês) em novembro de 1955. Em 1957 , o carioca Miguel Gustavo Werneck de Sousa Martins (1922-1972) compõe o primeiro rock com letra em português "Rock and Roll em Copacabana" interpretado por Cauby Peixoto.